É possível reduzir o PIS e a COFINS dos prestadores de serviços

Como as empresas podem reduzir os tributos pagos ao sistema “S”
29 de dezembro de 2022
As empresas tributadas pelo lucro presumido, podem estar pagando impostos indevidamente
16 de janeiro de 2023
Exibir tudo

É possível reduzir o PIS e a COFINS dos prestadores de serviços

Nos termos das orientações da Receita Federal, a contribuição ao PIS e à COFINS, que incidem sobre a receita bruta da pessoa jurídica, devem incidir sobre todo o valor das entradas registradas por sua contabilidade, inclusive sobre o preço do serviço que, posteriormente, é repassado aos cofres públicos mediante recolhimento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

As empresas prestadoras de serviço, nesse cenário, calculam os valores a serem recolhidos às contribuições ao PIS e da COFINS incluindo, em sua base de cálculo, o valor total constante nas notas fiscais de prestação de serviço, incluindo o que foi integralmente repassado ao Município via recolhimento de ISS.

O Supremo Tribunal Federal, no entanto, em julgamento semelhante envolvendo o ICMS, compreendeu que a base de cálculo das contribuições para o PIS e a COFINS, também incidentes sobre a receita bruta, somente podem incidir sobre o valor efetivamente recebido com a venda, descontado o ICMS, já que se alguém fatura ICMS, esse alguém é o Estado e não o vendedor da mercadoria.

Os fundamentos da decisão do STF relativas ao ICMS, aparentemente, podem ser facilmente transportados para a análise da exclusão do ISS da base de cálculo das contribuições. Isso porque o valor recebido pela prestação de serviço e, posteriormente, destinado ao recolhimento de ISS, assim como o ICMS, apenas transita pelo caixa da empresa, tendo como destino o ente municipal. Sendo assim, também não configura receita, de acordo com o entendimento consolidado pelo STF.

Seguindo esta linha, o contribuinte pode buscar judicialmente tutela que não apenas o desobrigue de incluir o ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS, o que pode representar até 5% dos valores pagos por essas contribuições, como também buscar a restituição do que pagou indevidamente nos últimos cinco anos.

Nelson Gonçalves Cardoso Filho

Especialista em Direito Tributário

Tire suas dúvidas e obtenha mais informações pelo e-mail: nelsoncardosoadv@nelsoncardosoadvogados.adv.br, ou enviando o formulário abaixo.

 


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Nelson Cardoso Advogados Associados
Nelson Cardoso Advogados Associados
O escritório Nelson Cardoso Advogados Associados – NCAA é uma Sociedade de Advogados fundado no ano de 2013 na cidade de Ribeira do Pombal. Nossa vocação consiste em oferecer a melhor e mais qualificada solução jurídica para clientes e parceiros, com profissionalismo, comprometimento, rigor técnico e qualidade diferenciada na elaboração de pareceres, consultoria e assistência jurídica nas demandas contenciosas judiciais ou administrativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Podemos ajudar?

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-includes/functions.php on line 4615

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-includes/functions.php on line 4615