Restrição imposta pela IN 2.130/2023 da Receita Federal, às empresas do Simples Nacional, pode ser ilegal

Em regra, o sócio não pode responder pelas dívidas tributárias da sociedade
13 de fevereiro de 2023
Reforma tributária vai impactar na arrecadação do IPTU
7 de agosto de 2023
Exibir tudo

Restrição imposta pela IN 2.130/2023 da Receita Federal, às empresas do Simples Nacional, pode ser ilegal

Na linha da disposição prevista no art. 138 do Código Tributário Nacional, e visando estimular o recolhimento imediato de tributos no âmbito da Receita Federal do Brasil e prevenir a litigiosidade tributária, o governo federal editou a Medida Provisória n. 1.160/2023 que, dentre outras medidas, criou por tempo determinado, uma espécie de denúncia espontânea com características especiais.

A Medida Provisória autorizou todos os contribuintes, independentemente do regime de recolhimento tributário, mesmo que já tenha sido iniciado o procedimento de fiscalização (até 12/01/2023), a se autorregularizarem até 30.04.2023, sem incidência de multa de mora e ofício, nos mesmos termos da denúncia espontânea efetuada antes do início do procedimento fiscal, desde que o façam antes da constituição do crédito tributário.

Porém, ao disciplinar os procedimentos necessários à adesão ao benefício previsto na MP, a Receita Federal, através da IN 2.130/2023, vedou sua aplicação por empresas optantes do Simples Nacional, extrapolando nitidamente o escopo normativo atribuído pela norma instituidora.

Acredita-se que esta restrição pode ser combatida pelo poder judiciário, pois, além da ilegalidade mencionada, a instrução normativa priorizou as grandes empresas, violando diversos princípios constitucionais, como isonomia e tratamento favorecido às empresas optantes do Simples Nacional, que ficaram impedidas de se eximirem de pagar multas que chegam a ser duas vezes maiores que o próprio crédito tributário a ser pago.

Por fim, é importante mencionar que as empresas do Simples Nacional devem ficar atentas ao limite de prazo para tentar fazer esta “denuncia espontânea extraordinária”, que é no dia 30 de abril de 2023.

Nelson Gonçalves Cardoso Filho

Especialista em Direito Tributário

Tire suas dúvidas e obtenha mais informações pelo e-mail: nelsoncardosoadv@nelsoncardosoadvogados.adv.br, ou enviando o formulário abaixo.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Nelson Cardoso Advogados Associados
Nelson Cardoso Advogados Associados
O escritório Nelson Cardoso Advogados Associados – NCAA é uma Sociedade de Advogados fundado no ano de 2013 na cidade de Ribeira do Pombal. Nossa vocação consiste em oferecer a melhor e mais qualificada solução jurídica para clientes e parceiros, com profissionalismo, comprometimento, rigor técnico e qualidade diferenciada na elaboração de pareceres, consultoria e assistência jurídica nas demandas contenciosas judiciais ou administrativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Podemos ajudar?

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-includes/functions.php on line 4615

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/nelsoncardosoadvogados/www/wp-includes/functions.php on line 4615